O
início do Lula 3, que já foi assunto de artigos anteriores, mistura uma porção
de práticas que, já constatamos, não deram certo em passado recente. A única
diferença mais visível foi abrir mão de disputar –e possivelmente perder– a
eleição das mesas do Congresso. O maior eleitor na disputa pelo comando das
duas Casas parece ter sido fantasma da derrota para mim em 2015. Até hoje não
entenderam que minha candidatura na época, apoiada pela maioria, nunca foi
contra o governo e sim contra a predominância do PT....No
mais, continua a prática de ceder em quase nada de espaço para os aliados –e,
em contrapartida, eles fingem que estão na base congressual do governo. Isso
cria aberrações, e elas certamente terão de ser corrigidas, ao cabo das
primeiras derrotas nas votações mais simples que já estão programadas para
ocorrerem. Muitos petistas mantêm espaços no governo, mas estão só esquentando
o lugar para quem efetivamente pode ajudar a entregar algum voto no
Congresso....
O RETORNO DA VELHA COMUNICAÇÃO
Sob
a ótica da comunicação, Lula se confunde com o próprio carisma, sem reconhecer
o envelhecimento dos seus métodos. A comunicação digital já substituiu os seus
meios antigos. Ouvindo expoentes políticos, constata-se que Lula, de modo
geral, está em modo analógico, enquanto o mundo está em digital. Lula insiste
também na velha retórica de que o mundo não podia existir sem ele e o PT.
Sempre o velho discurso: herança maldita etc....
Exemplo:
Lula nitidamente optou por escolher para o seu governo a aproximação dos
chamados “analistas de poltrona”, os comentaristas da GloboNews. Eles têm
audiência inferior a uma pequena rádio de uma capital, não superando 200 mil
pessoas....
Além
da audiência ser pequena, a qualificação dela já não é mais a mesma. Hoje
outros canais de notícias atuam melhor e com informação muito mais isenta do
que as Organizações Globo sempre fizeram. Levantamento recente do Poder360
comprovou essa preferência....
Isso,
evidentemente, era perda de poder de informação da mídia. Por isso, passaram a
atacar Bolsonaro cotidianamente....
Com
seus velhos métodos de comunicação, Lula resolveu ceder imediatamente esse
poder, voltando à velha fórmula de usar a mídia tradicional para se comunicar.
Hoje, reserva o principal para a Globo e seus veículos, deixando uns pingos de
informação para os demais veículos, a conta gotas.
Esse
quase monopólio da informação, assim como nos cargos, obviamente, não terá o
efeito desejado, ainda mais com a reduzida audiência. Lula se esquece que a boa
informação divulgada tem de atingir o objetivo da boa comunicação e não ser
mercadoria política.
Também há desprezo pela comunicação digital. Bolsonaro já provou que ela faz
toda a diferença. Ninguém resistiria a tanta campanha negativa se não tivesse
uma forma eficiente de se comunicar; Lula não resistiria como Bolsonaro
resistiu à campanha da mídia –embora essa campanha tenha, ao fim, derrotado
Bolsonaro nas eleições.
Entretanto, a mídia não foi tão vitoriosa assim. A pequena diferença de votos
mostra isso. O acirramento da polarização e a grande rejeição da sociedade ao
governo Lula criaram na parte derrotada nas eleições um sentimento de que a
campanha midiática prejudicou Bolsonaro e distorceu o processo eleitoral.
Vejam
só: para surpresa de quase ninguém, Lula já se declarou candidato à reeleição,
apesar de ter passado a campanha negando isso.
O FALSO
COMBATE AO DEFICIT
Não é só na política e na
comunicação que Lula continua a errar. Também continua usando a malandragem
para superar as dificuldades na economia e conter o deficit já previsto para
esse ano depois do estouro do teto de gastos com a aprovação da PEC Fura-teto
–ou PEC dos Manés, como eu sempre disse. Sem qualquer iniciativa real que tenha
um efetivo resultado imediato nas contas públicas em 2023, Lula usa a
malandragem política para tentar, no fim do ano, apresentar um resultado
positivo de redução do deficit. Isso porque a divulgação do resultado das
contas do último ano de Bolsonaro traz pela 1ª vez depois do tsunami do último
governo do PT, derrubado pelo impeachment, um superavit fiscal: R$ 54 bilhões.
E mesmo com o pagamento do Auxílio Brasil em R$ 600.
Nenhum comentário:
Postar um comentário